terça-feira, 19 de outubro de 2010

DIY: Plástica Capilar Simples


É uma reconstrução do fio, devolvendo os nutrientes que o cabelo perde com o tempo. Serve para todos os tipos de cabelo, principalmente os com química. O ideal é dar um espaço de pelo menos 15 dias entre aplicações... 


- Shampoo Anti-resíduos: também chamado de shampoo de limpeza profunda. Serve para limpar bem o couro cabeludo e os fios, retirando todos os resíduos de sujeira, poluição e  produtos finalizadores. Esses resíduos acabam danificando o cabelo com o tempo, causando queda, diminuição no brilho, oleosidade excessiva, etc. Ele tem pH alcalino e abre as escamas dos fios para retirar a sujeira. Daí não é muito indicado pra quem usa progressiva, porque acaba tirando a progressiva mais rápido...

- Máscara Reconstrutora: serve para repor a queratina no cabelo. Deve ser usada com cautela, porque a queratina em excesso também prejudica o cabelo.

- Máscara Hidratante: são máscaras emolientes que repõem a umidade natural do fio.

Procedimento:

1º- lave os cabelos com o shampoo anti-resíduos. Aplique no couro cabeludo e massageie levando às pontas. Não aplique diretamente nas pontas porque é a parte mais frágil do cabelo. Se necessário repita o processo e enxague bem (bem mesmo, isso é importante!)

2º- tire o excesso de umidade com a toalha e aplique a Máscara Reconstrutora. Espere o tempo indicado na embalagem e enxague bem. (geralmente menos de 10 minutos)

3º- enxugue o excesso de água e aplique a Máscara Hidratante. Espere o tempo indicado na embalagem e enxague bem. (geralmente 20 minutos) 
OBS: enxague com água fria para fechar as escamas do cabelo.

4º- Enxugue o excesso de água e aplique um finalizador (creme para pentear) de sua preferência no meio e nas pontas do cabelo. Não aplique no couro cabeludo porque fica oleoso. O ideal é deixar o cabelo secar naturalmente.

Dicas da cabeleleira: Deyse, prima amada, cabeleleira, me ensinou algumas dicas na hora de fazer a hidratação em casa:

1- não esqueça de massagear bastante o cabelo com os cremes,  "enluvando" os fios. É uma técnica usada em salão muito simples. Basta dividir o cabelo em mechas e passar o creme com as mãos bem rápido da raíz às pontas várias vezes, até sentir que todos os fios estão bem melecados...

2- não meter a mãozona dentro do pote com o creme de hidratação, porque isso contamina o produto. O que se deve fazer é pegar a quantidade necessária (nas primeiras vezes vai no chute mesmo) com uma espátula, ou o fundo do pente limpo e seco, e separar em outro recipiente (uso um copinho descartável). Aí nesse copinho podemos meter a mãozona sem contaminar o resto do creme!

3- Deixe o produto no cabelo pelo tempo indicado na embalagem. Passar do tempo vai danificar o cabelo!

Como sei que vão me perguntar, algumas marcas conhecidas e confiáveis de produtos para cabelo que eu sei, em ordem alfabética, são: Alfaparf, Amend, Avon, Charming, Finesse, L'oreal, e Yellow.

Acho que é só isso... Espero que tenham gostado.. Me contem o resultado e comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!!