sábado, 31 de julho de 2010

8 mitos sobre moda

Hoje vou falar de alguns mitos da moda que estão mais que superados, mas algumas pessoas ainda relutam em aceitar... A dica veio do "TLC: What not to Wear" (o esquadrão da moda americano):

8- Não se deve misturar prateado com dourado: esse é um mito absurdo!!! Se você olhar qualquer loja de bijouterias verá várias peças misturando prateado com dourado... Para misturar você mesma, o ideal é usar mais de uma peça de cada cor, pra mostrar que foi intencional (se forem correntes, elas devem ter mais ou menos o mesmo tamanho ou tema, pra ficar proporcional).


7- Listras horizontais engordam e verticais emagrecem: um estudo realizado por um profissional da Universidade de Nova York mostrou que, na verdade, as pessoas não percebem quem usa listras horizontais como gordas, mas, ao contrário, mais magras!! Porém, listras, como qualquer outro tipo de estampa, chamam atenção pra área onde estão!!! Logo, as gordinhas devem evitar usá-las na região das gordurinhas (porque ninguém quer chamar a atenção pra ali, né?)... Uma forma de minimizar a atenção das listras, ou outras estampas, é reduzir a área estampada, usando um casaquinho neutro por cima, por exemplo.


6- Mulheres altas não devem usar saltos: a intenção do salto alto não é só deixar a pessoa mais alta, mas alongar a perna, e dar aquele "tchan" nas pernas, além de deixar qualquer look mais chique!! O salto, inclusive, emagrece a silhueta, porque alonga!!!


5- Nunca misture estampas: como o vintage está de volta, até que vemos várias misturas de estampas nos looks em revistas, passarelas, etc. Essa mistura é como intencionalmente parecer não intencional (Deu pra entender?)... É misturar de propósito pra parecer mais casual... Algumas dicas na hora de misturar estampas:
  • combinar as cores das estampas para dar ao look despojado uma impressão mais arrumadinha;
  • escolher uma estampa dominante (como uma grande e outra pequena). Isso vai fazer com que o look tenha visualmente um ponto de foco e não fique caótico;
  • escolha acessórios simples, pro look não ficar com muita informação.
4- Brilhos e paetês só devem ser usados à noite: muita gente morre de medo de usar brilho de dia e parecer que veio direto da festa (e é justamente isso que vai parecer se exagerar no brilho). Uma forma de usar brilhos e paetês de dia, até no trabalho, é usar numa blusa, com um blazer ou jaqueta por cima... Ou ainda, uma blusa com apenas alguns brilhinhos na gola, pra dar aquele detalhezinho bonito!

3- Mulheres baixinhas não devem usar vestido longo: normalmente mostrar um pedacinho da perna alonga a silhueta, mas isso não significa que as baixinhas estão proibidas de usar vestido longo... Vestidos longos, ou até aquela saia lápis abaixo do joelho deixam qualquer look mais sofisticado. Uma boa forma de despistar a altura é usar o vestido longo com uma sandália alta, ou prender o cabelo (o pescoço parece mais comprido). Outra dica é usar um vestido que visualmente alongue a silhueta pelo corte, ou estampa (uma cor sólida, ou com estampa pequena). Pode também escolher um vestido que marque a cintura mais em cima, pra deixar as pernas com aspecto mais longo. (na foto, Kylie Minogue, que mede 1,52m; Hilary Duff, 1,56; e uma das gêmeas Olsen, 1,55).


2- Nunca use mais que uma cor vibrante: na verdade, misturar cores é como misturar estampas... Um sapato colorido, e uma blusa colorida não vão ficar estranhos se você usar uma calça neutra, pra quebrar o padrão de cores, por exemplo. Se o medo é maior que a vontade de usar, experimente uma peça colorida com acessórios coloridos, como um colar amarelo, pulseira verde, ou sapato vermelho...


1- Combinar sapato com cinto e bolsa: esse mito foi pras cucuias porque ninguém quer mais fazer isso... Existem tantos acessórios fofos por aí que se preocupar em combinar todos eles ia ser terrível!!! Sapatos, cintos e bolsas podem ser a peça-chave de um look (com cores fortes) e combiná-los seria muito cafona... O truque é usar a mesma família de cores. Ao usar um vestido estampado rosa e vermelho, podemos combinar com uma bolsa rosa, e um sapato vermelho (se tiver um detalhe rosa no sapato, então, putz, perfeito!). Os acessórios têm que combinar no todo, com o look e não uns com os outros...
A única excessão é pra uma roupa formal. Aí combinar o sapato com cinto e bolsa dá um ar mais elegante, apesar de não ser necessário...








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!!