domingo, 1 de agosto de 2010

Ração Humana: funciona?


A ração humana é uma mistura de cereais integrais que promete melhorar o funcionamento do intestino e auxiliar na redução de peso, além de fornecer diversos vitaminas e nutrientes (lembrando que ao melhorar o funcionamento do intestino, também há uma melhora estética da pele, dando uma rejuvenescida na aparência - tem até receitas com colágeno que prometem melhorar a elasticidade da pele).

Segundo a nutricionista Tatiane Salmeiro, a ração humana funciona, sim, porque é um composto de fibras que atuam de diferentes formas no organismo:

1- reduzem a absorção da gordura dos alimentos: as fibras se ligam às particulas de gordura do alimento, diminuindo seu contato com as paredes do intestino onde seriam absorvidas;
2- diminuem os níveis de colesterol que circula no sangue: quando comemos alimentos que possuem gordura, são liberados sais biliares para emulsificá-las antes da absorção. Esses sais são formados a partir do colesterol. Quando ocorre o processo que descrevi antes, os sais biliares, geralmente, já estão ligados às gorduras e são eliminados junto com elas. Assim, o organismo precisa produzir mais sais biliares, o que diminui os niveis de colesterol circulante no sangue.
3- faz o intestino funcionar melhor: ao contato com a água, as fibras aumentam de volume, aumentando o bolo fecal fazendo com que o intestino funcione melhor. As fibras insolúveis presentes na ração também são fermentadas e servem de alimento para bactérias que vivem no cólon (parte final do intestino), promovendo a saúde deste órgão. Ao serem fermentadas, as fibras também produzem gases que aumentam a movimentação intestinal evitando obstipação. Cabe lembrar que todos esses benefícios só ocorrem quando com o aumento da ingestao de fibras há tambem o aumento da água ingerida!
4- promove saciedade: como com a água as fibras aumentam de tamanho (incham), a pessoa se sente mais saciada!

"No geral, a ração humana traz mais benefícios que malefícios, mas, antes de consumir é bom fazer uma avaliação com um nutricionista, pois existem componentes nas fórmulas prontas que não são indicados para pessoas com algumas enfermidades: como o guaraná para cardíacos (não aconselho uso constante do guaraná para a maioria dos indivíduos), portadores de problemas como hipertensão ou gestantes; o açúcar mascavo para diabéticos, etc. além disso, ela pode sim promover ganho de peso dependendo da forma como é utilizada, e sem outras medidas de reeducação nutricional pode não funcionar. Além disso, as fórmulas prontas perdem a sua eficácia com o tempo e o armazenamento incorreto (precisa ficar em vaso escuro, bem fechado e na geladeira)".
O que dá pra tirar disso tudo é que a ração humana funciona, mas temos que tomar cuidado... Não devemos ingerir de forma descuidada: em excesso ou substituindo refeições... A ração humana não é uma dieta, mas um complemento nutricional que pode auxiliar na perda de peso, associada com uma alimentação saudável, ingestão de líquidos e exercícios físicos.
No site do Globo Repórter tem uma receita de ração humana caseira.
Muito obrigada à queridíssima amiga e leitora Taty, nutricionista, que tirou todas as dúvidas sobre o tema e foi super prestativa!!! Um beijão!!!

Um comentário:

  1. Queria deixar aqui o meu relato! Uma coisa que funcionou comigo foi: Iogurte Natural Desnatado (aquele verdinho da nestlé) e reduzir a comida de noite!
    O que acontecia comigo? Passava a tarde inteira, estudando, ou trabalhando ou em aula, e ai tinha que fazer o que? Comer!!! E ai come o que? Salgado na facul, biscoito em casa... E ai a dieta de pão integral e queijo branco que começava de manhã ia por água abaixo. O q eu fiz? Começei a comprar iogurte desnatado pra lanchar. E é uma coisa que enche bem a barriga, durante a tarde toda! Se quiser colocar um pouco de aveia tb, até ajuda a quem ainda precisa de mais coisa pra matar a fome. E de noite, quando chego em casa, tento diminuir o carboidrato... Metade de um pão, ou só 1 colher de arroz com bastante carne, e ai bebe água pra terminar de encher a barriga!!! Pronto! E vai dormir cedo, antes que dê fome de novo! E ai consigo acordar cedo pra ir pra academia!!!! Isso de comer pouco de noite vc jah acorda mais leve, dá até mais vontade de malhar!!! Bom... Desculpa o tratado que eu escrevi, mas precisava contar pra alguém (ns)!!! beijos Moneee!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação!!