segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Tipos de pele


Na verdade, existem 16 tipos de pele. É importante identificar a sua pra saber qual o cosmético ideal pra sua pele, o que traz mais benefício, e como cuidar melhor dela, evitando o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas.
A pele pode ser: sensível ou resistente, pigmentada (com pintas, manchas, sardas) ou não pigmentadas, enrugada ou firme, e ainda, oleosa ou seca.
A classificação mais comum é a referente à oleosidade. Além de oleosa e seca, temos também a mista e a normal.
1- Pele Seca: têm a aparência seca, opaca, fina e sem brilho. Não produz muito suor e tem tendência a descamar e aparecer rugas e vasos. Precisa de muita hidratação. Deve-se evitar sabonetes comuns e tônicos de limpeza adstringentes ou com álcool.
2- Pele Oleosa: produz mais secreções sebáceas e sudoríparas que deixam a pele com o aspecto úmido, brilhante e espessa. Normalmente os poros ficam bem evidentes. Há forte tendência ao aparecimento de cravos e espinhas. Por outro lado, é o tipo de pele mais resistente à ação do tempo. A pele oleosa necessita cuidados específicos:
- Limpeza: a pele oleosa precisa ser lavada com sabonete próprio pelo menos 2 vezes ao dia porque atrai muito a sujeira.
- Tonificação: o tônico é muito importante pra finalizar a limpeza da pele. É ele quem vai fazer uma limpeza mais profunda, limpando os poros, e normalizando o pH.
- Esfoliação: a pele oleosa precisa ser esfoliada para retirar os resíduos de pele morta e sebo, preparando a pele para a hidratação.
- Hidratação: até mesmo a pele oleosa precisa de hidratação. Porém, é preciso um produto específico não-oleoso (normalmente em gel, e não creme).
3- Pele Mista: a pele mista é a seca, com oleosidade maior na zona T (testa, nariz e queixo). É o tipo de pele mais comum. Basicamente requer os cuidados dos 2 tipos de pele nas suas respectivas regiões.
4- Pele Normal: é a pele perfeita que não sei se existe... Não tem os problemas das anteriores.

Vale lembrar que independentemente do seu tipo de pele, é muito importante manter cuidados básicos, como limpeza, hidratação e proteção solar, como já dito no post cuidados com a pele

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!!